O que é a certificação

Com uma rede de parceiros espalhados por todo o Brasil, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) desenvolveu um Programa de Certificação Profissional para mensurar e classificar o nível de conhecimento, entendimento e aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) entre os profissionais que buscam as melhores práticas de gestão.

IMPORTANTE: com o lançamento da 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), a FNQ abre o seu 2º ciclo de Certificação Profissional. Confira as informações abaixo e as novidades no processo.

Loading
 

 

O Programa de Certificação Profissional da FNQ é o chancelamento do nível de conhecimento, entendimento e aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) nas categorias de profissionais: avaliador, instrutor, especialista e profissional MEG.
 
Ao incentivar a certificação dos seus parceiros, a Fundação promove a formação dos profissionais e traça estratégias para mapear as competências dos candidatos, com o intuito de melhorar o processo de designação para suas atividades. Além disso, estimula mudanças e melhorias nos processos gerenciais das organizações participantes.
 
Programa de Certificação Profissional contempla, individualmente, diferentes níveis de conhecimento, a fim de atender às necessidades de cada participante do processo.
 
 
• Avaliador - pessoa que trabalha como voluntária e atua, anualmente, no processo de reconhecimento Melhores em Gestão®* (ex-Prêmio Nacional da Qualidade® - PNQ) e/ou premiações regionais/setoriais, as quais utilizem o MEG (Rede QPC).
 
Instrutor - multiplicador de conhecimentos do MEG e de temas associados.
 
Especialista - pessoa com experiência comprovada e validada pela FNQ na aplicação do MEG, como referência, em projetos de organizações diversas. 
 
• Profissional MEG (NOVA!) - profissionais com experiência profissional diversificada, vinculados à quaisquer organizações (fora da FNQ), que não tenham interesse em ser avaliador, instrutor ou especialista, mas que desejam obter uma “chancela” referente ao nível de conhecimento do MEG, desde que capacitados nos cursos MEG 21 e IA da FNQ e com aprovação no teste de conhecimento específico.
 
 
 
Os principais objetivos do Programa são:
 
●  certificar profissionais com conhecimento e entendimento do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG);
●  facilitar o processo de designação para as atividades junto à FNQ;
●  contribuir para o aprimoramento e o crescimento profissional dos conhecedores do MEG.
 
 
 
O Programa de Certificação Profissional da FNQ estabelece duas alternativas para a obtenção do certificado:
 
POR EXAME - submetendo-se ao teste de conhecimento, conforme regras estabelecidas em regulamento específico;
 
POR EXPERIÊNCIA - sem a necessidade de realizar o teste de conhecimento, mediante encaminhamento de solicitação pelo requerente, a ser apreciada pela FNQ, atestando o cumprimento de requisitos de experiência profissional e conduta previamente definidos e indicados no Regulamento (clique aqui).
 
 
 
Os profissionais certificados passam a ter os seguintes benefícios:
 
• valorização do profissional e reconhecimento público sobre o grau de conhecimento do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG);
 
• credencial que o possibilita atuar com o MEG dentro e fora de sua empresa (de acordo com o nível certificado).
 
Informações ou dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail certificacao@fnq.org.br
 
 

 

Loading